Sustos de mãe

Semana passada, enquanto brincávamos na rua, a Violeta caiu. Só de recordar a imagem da menina a perder gotas enormes e continuas de sangue do queixo, cerro os olhos e já choro. Tive medo que tivesse cortado uma artéria importante, que estivesse contra o tempo, tinha de ser rápida a agir, quando só a queria ao meu cólo calminha e tranquila e que tudo se tratasse num segundo.
Sustos de sangue, foi o primeiro, e estou ainda de coração partido e tão fraquinho. Felizmente a menina acalmou ao meu cólo, parou de chorar e deixou-me comprimir a ferida que percebi ser pequena mas funda. Deve ter sido um bico da calçada que perfurou sem dificuldades, porque caiu sem mãos no chão, porque a Iara estava a segurar-lhe as mãos.

Merda ter escrito isto e lembrado.

Não foi preciso pontos. A bebé é realmente forte e portou-se muito bem no centro de saúde. Chorou e sofreu um pouco nessa noite, mas no dia seguinte a cicatrização estava a correr bem, até raspar novamente o queixo no tapete e abrir um pouco.

Está hoje com crosta sólida, sem se queixar, e daqui a uns dias cai na totalidade a crosta.

Bernardo com noite chorosa esta semana. Queixoso do ouvido e barriga (que percebemos ser peito). Crise de asma. Febre. Hospital. Medicação. Febre a subir. Raio x. Aerossóis. Continua mal. A mãe sozinha com ele e cheia de medo que ele tivesse de ficar no hospital. Angústia. Coitadinho do meu bebé. Precisava de ajuda e se não fosse a febre e a noite queixosa, ainda hoje andava com problemas de asma...

Bernardo a escalar, Violeta também aventureira, Iara a chatear-se com os irmãos, bofetadas entre as irmãs.

Tenho o peito apertado. Tremo a cada choro de pensar que houve outro acidente.

Estou mesmo mesmo cansada de ter de lidar com os sustos e estar sempre sozinha quando os apertos apertam. Queria também eu chorar junto deles e ter colo com eles ao meu cólo.

Exaurida. Não por trabalho, mas porque sim. Queria desligar sem que fosse de madrugada. Desligar das responsabilidades e dos sufocos e dos choros surpresa. Uma pausa.

Amo muito os meus bebés. A minha crescida companheira. Amo-vos muito muito muito.

A mãe.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Olá filhotes - mudanças

A poesia espiritual

Montes de amor