Saudades

No fim-de-semana passado, foi a Páscoa, e com o fds anterior, vieram as férias da Iara.
Nessa Quinta-feira, ia como todos os dias buscar a Iara à escola com os bebés  na carrinha. Mas a coitada não pegou. Como não pegou, andei com a carrinha para trás e frente para conseguir tirar o outro carro da garagem, e não conseguindo, tive mesmo de tirar a carrinha. Mas como a carrinha não estava direita para sair sem batidas nas paredes, tive de a empurrar à força de braços e costas para frente e para trás, para frente e para trás e virar e Bernardo chora e pede para ir para a estrada, e eu empurro mais e já está direita e salta para o banco e fecha a porta que ela ganhou balanço e vai descer!!!! ESTÁ DIREITA, JÁ PASSOU!!! METE MUDANÇA, TIRA PÉ, NÃO PEGOU... caralho.
Tirar o segundo carro da garagem que trabalha. Ok. Conseguido. Faltam as cadeiras para os bebés... Tenta mas não consegue prender o ovinho. Transpira muito, enerva-se, entristece-se e desiste. Almoço aos pequeninos.
Iara chega com o pai, que saiu do trabalho directo para a escola, e que pediu que lhe dessem almoço. Comeu sopa (não come desde que deixou de frequentar o jardim de infância e canja não conta como sopa!). Coitada da minha filha... fiquei triste por ela. Pondo-me no lugar dela, que sensação estranha estar ali a uma hora que nunca estou, com quem não conheço, e a comer uma coisa que não gosto. O peixe cozido não a animou da sopa...
O pai anda novamente mal das costas. Parece-me estar a aliviar levemente, mas nestes dias ele ainda andava muito mal.
Bernardo anda mais exigente, fala mais alto (gritos), mais birras e mais dificuldade por consequência, em conseguir convencê-lo a fazer as coisas banais. Tudo demora mais tempo e deixou de ser fluído.
Pelo que, nesta altura, estavamos os dois exauridos. Havendo conversas com os avós paternos acerca de oferta de férias para os dois mais crescidos, primeiramente recusei. De caras. Bernardo nunca ficou sequer um dia completo com eles, quanto mais uma noite. Mas... senti-me sem forças, precisava duma mão, precisava mesmo de silêncio de tanta confusão... E sugeri que eles fossem aquele mesmo fds buscá-los e seguiam para o alentejo todo o fim-de-semana.
Recapitulando assim, até fico com remorsos de ter aceite, e que abri precedentes, que talvez cobrem esse direito como regra.
Soube-nos bem, sobretudo o silêncio. Mas continuámos com a macaquinha Violeta a macaquinhar ora o pescoço de um, ora o pescoço do outro.
Comemos muito fora, curtimos muito a pequenina em exclusividade, e curtimos o silêncio. A tranquilidade que o silêncio trouxe, não é explicável.
Eles, segundo os avós, portaram-se muito bem. Fico contente que assim tenha sido.
Mas... tenho sentido o Bernardo ao mesmo tempo que mais arisco, mais carente, mais possessivo em relação a mim, e eu também estou a ressacar de falta de o ter mais no meu colinho, de ser a menina dos olhos dele e não sempre a Iara, saudades de ser incluída nas brincadeiras todas!!
Tenho saudades do meu bebé. Saudades mesmo.
Tenho sempre a minha bebé a macaqinhar-me, mas mesmo assim, não é por termos um filho connosco que deixamos de sentir saudades do outro. E da outra.
Nenhum de vocês é substituível, nenhum de vocês colmata o outro. Saudades da Iara, são saudades da Iara. Saudades do Bernardo, são saudades do Bernardo, e saudades da Violeta, até enquanto ela faz a sesta eu estranho estar tão leve...
Com a Iara tenho dito expressamente que gosto muito dela, canto-lhe uma canção que ela adora "adivinha o quanto, adivinha o quanto, eu gosto de ti..."... canto a mesma canção ao Bernardo, mas não concluo que ele realmente perceba o que significa o que lhe estou a dizer!
Quero que os meus filhos saibam que a mãe os adora, não por dedução, mas porque eu própria o disse vezes sem conta, até para eles ser banal ouvir essa declaração!
Tenho saudades da Iara bebé, sempre divertida! Tenho tido dificuldade em lidar com a sua roupa e exigências relacionadas - está muito agreste neste campo... não sei se passa ou se piora!
Tenho saudades do Bernardo bebé - ainda é bebé e estarolas, mas com 3 anos, já não posso dizer de boca cheia que ele é um bebé...
Tenho saudades da Violeta com 8 dias. Saudades da Violeta com 8 meses. Saudades, saudades, saudades.

Amo-vos muito, e não se esqueçam que o pai também vos ama.
Sabiam que agora fazem sku em trenó, puxado pelo pai no jardim cá de casa, sem neve???
E sabiam que o pai vos empurra numa cadeira de escritório de rodinhas a alta velocidade??
E sabiam que...??

Triste por estar mau para sair com os miudos, e triste pelas férias da Iara quase a acabar.
Sabe tão bem tê-la em casa todo o dia...

Com amor, meus tudo...

A mãe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Olá filhotes - mudanças

A poesia espiritual

Montes de amor